Deuses?

5/5 - (1 voto)

Os deuses egípcios eram representados ora sob forma humana, ora sob forma de um corpo humano com cabeça de animal e ora ainda sob a forma de animais, considerados sagrados. Os cães foram altamente valorizados no Egito como parte da família e, quando um cão morria, a família teria o cão mumificado com tanto cuidado quanto pagariam por um membro da família humana.

Grande tristeza era exibida sobre a morte de um cão da família que os membros da família raspavam seus corpos completamente, incluindo as sobrancelhas, a ausência das sobrancelhas era o mais notável sinal de luto. Os egípcios acreditavam que encontrariam seu amigo canino novamente em vida após a morte.

Tipos de cães egípcios.

Ainda não descobriram a raça que inspirou a imagem dos cães egípcios. Os cães estavam intimamente ligados ao Deus Chacal/cão, Anubis, que orientou a alma do falecido para o Hall da verdade, onde a alma iria ser julgada por Deus Osíris. Os cães domesticados foram enterrados com grande pompa no templo de Anubis em Saqqara.

Os egípcios também dedicavam, dentre outros animais, tamanha veneração aos gatos que costumavam raspar as sobrancelhas em sinal de luto quando um bichinho de estimação morria. As mulheres também os viam como símbolos de beleza e pintavam os olhos tentando imitar o contorno perfeito do olhar dos bichanos.

Bastets & Sekhmets

Uma das deusas egípcias representadas com cabeça de gato era Bastet (também conhecida como Bast e Ubasti). Ela começou a ser cultuada por volta de 3000 a.C. e representava o prazer, a fertilidade, a música e o amor. Além de Bastet, as duas principais divindades egípcias – Ra, o deus do Sol, e Ísis, a deusa da vida – também apresentavam traços felinos.

Estátua gato de bronze do Egito.

Em relação a estátua do gato de bronze, qualquer semelhança com uma das gatas de minha irmã é mera coincidência. (brincadeirinha…)

Spitutsa, uma das gatinhas de minha irmã tratada como rainha.

Esses animais mereciam os mesmos ritos fúnebres que os seres humanos, sendo embalsamados e sepultados. No século XIX, como exemplo arqueólogos descobriram mais de 300 mil múmias de gatos num cemitério em Tall Bastah, cidade no delta do rio Nilo onde ficava o principal templo da deusa Bastet. Exagero? E que tal saber que alguém podia ser condenado à morte se matasse um desses animais?

No entanto, tamanha adoração custou pelo menos uma derrota histórica para o Império Egípcio, cerca de 600 anos antes de Cristo. Quando um comandante persa (Cambises II) soube que os inimigos da terra do Nilo veneravam tanto esses felinos, não teve dúvidas e ordenou que seu exército atacasse o país das pirâmides usando uma tática insólita: gatos foram colocados à frente das suas tropas, sendo usados como escudo. E então? Simplesmente, os egípcios não ofereceram resistência. Era melhor renderem-se aos persas do que assumir a possibilidade de ferir um ser sagrado.

Agora para refletir: Como nos dias de hoje ainda existem pessoas que se dizem “humanas” e fazem horrores com animais…

A All Pet Buy ama seu Pet, seria ousado dizer: – Nós veneramos esses Deuses!

Visite nossa loja.

Visite nossa loja.

 

Sergio Eduardo Imperador Camera

Empreendedor Digital há mais de 15 anos na área, defendo a ideia de que toda informação para o bem na NET deve ser divulgada. Amo meus PETs.

Website: https://allpetbuy.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *